Távola De Estrelas: Três Santos

Távola De Estrelas

Poesia Do Céu Da Boca

* Sempre DS*SD erpmeS *

Távola De Estrelas, Poesia Do Céu Da Boca, Para Mastigar Devagarinho, Deve Ser Servida À Noite E Acompanhada Dum Bom Vinho Tinto...

Três Santos

Postado: Luiz Sommerville Junior On domingo, junho 26, 2011 0 Carinhos de Luxo



o dia que não há,
em confidência de guitarra
primorosa execução da lágrima
que cantava
do passado a prisão
mas de plangente cegava
ao futuro do qual abdicava
falava, falava...
- toma cuidado com o arco-íris!
ó ignorante cabeça-de-vento
que do inverno filho fui
e das suas tempestades
alimento sou
como desamarrar
a minha escola encerrada
abrir as portas dela à primavera
e afogá-la, afagá-la
do chão até ao tecto
e da entrada até à saída
-porta irmã dos pés-
com todos os que se foram
e com todos os que chegam
nos livros que morrem
- folhas caídas, ó Garret ! -
nas prateleiras
onde mão alguma alcança
-e tantas são as estendidas!-
a página em que Camões é mudança ?
então cantam-me baladas
e trovas !
mas não escuto em alguma delas
as boas-novas
ah , esta multidão amordaçada
quase à beira da glória, sufocada!
e o que há d´errado no verbo haver
que o seu imperativo
não se faz império do irá-acontecer?
Agradeço-te , ó ventania
a saudação da tua bandeira
na janela e nas varandas
Saúde-te ó mural
em todas as praças
afinal sou irmão das desgraças
mas jamais serei gémeo
das costas viradas, dos ombros encolhidos
somos ou não
os escolhidos?
Fui no teu olhar
quando o cacilheiro
ainda não vencia a outra margem
mão fui quando o Cristo-Rei
era o Rimbaud da minha janela
ou quando me enganei
e caligrafei Alameda
in lapsu
Almada - era o que eu pensava!
Cena Do Ódio?
Ai ... o amor é assim
com toda a raiva a marchar
desfile marcial de beijos a despertar
perdi-me ...
lá ...
na torre
nem Tombo, nem tumba
Belém em esquece-a-aldeia
e vem pró universo de Medeia
e já que perdido
permaneço ...
do Chile que é namorado da Graça
e Mouraria que a todos abraça
elejo o meu rei
a minha rainha
princípe e princesa
toda a minha corte
no voto em que repudio
os novos que são velhos
Restelo
quero das noivas de Santo António
os noivos de São João
casando nesta nação
o sul ao norte
e ambos ao centro do altar
português
vai lá , vai
vem cá , vem
há uma palavra
- sim ! -
aliança
ou ...
sangue ...
ourives fui...
das Tormentas
e faço questão de lembrar
o que jamais devemos esquecer:
não mudamos o nome do Cabo
para Boa-Esperança ?

Lá para o fim ...
serei romeiro na Quinta Grande
água fresca perfumando
a despedida de junho
três santos, ou três Reis Magos
três chaves das nossas aldeias
e cidades
curando os corações
das presentes enfermidades ...
e ainda que chorem
a fragilidade dos sorrisos
a boca demarcará a fronteira
no lábio inferior - é aqui !
no lábio superior - atreve-te !

urgente:
o beijo espera-nos...



Luiz Sommerville Junior, 010620111251 

0 Response for the "Três Santos"

Enviar um comentário

Bj